Onde a Mágica Acontece: Engajamento e Boa Vontade

Murphy Daley PMP&CTS trabalha com AV (audiovisual) e Comunicações Unificadas há 23 anos e adora. Ela pode ser contatada no Twitter @writtenbymurphy

Trabalho Em Equipe

Tudo se resume ao fio. Vai levar muito tempo para salvar esta instalação. Precisamos fazer isso – há muito em jogo. Doze horas de trabalho hoje? Pode ser mais. Este vai demorar o tempo que for preciso.

Todo integrador conhece essa história. Quando os veteranos do AV se reúnem, essas são as histórias que trocamos. Não é ideal quando uma instalação chega, mas uma boa equipe se reúne quando isso acontece.

Como gerente de projeto estudando para o PMP, aprendi muitos truques e ferramentas para lidar com projetos. Adorei ver esses exemplos abstratos de entradas e artefatos de um projeto perfeito. Logs RAID, diretórios de partes interessadas e a restrição tripla clássica: tempo, custo e escopo.

Fique de olho no cronograma, no orçamento e no cumprimento do contrato. Simples assim, certo? Exceto que até mesmo o Project Management Institute reconhece que muitos projetos não conseguem fazer isso. O Livro do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK) com o qual estudei não falava nada sobre AV.

Somos tão especiais? Eu estava em AV há mais de uma década quando recebi meu PMP. Eu sabia que algo estava faltando em seus fluxos de projeto. Existe um molho secreto. Eu me esforcei para colocar meu dedo sobre isso. Quando temos trabalho a fazer, tenho que contar com minha equipe. Eles são os únicos com experiência e sabem o que precisa ser feito. É uma coisa gloriosa trazer o melhor para fazer esse trabalho. O envolvimento e a boa vontade da minha equipe são onde a mágica acontece.

Adoro trabalhar com equipes de alto nível – vendedores, designers e instaladores que conhecem suas funções por dentro e por fora e amam fazer o que fazem. Eles são artistas em seu campo. Meus instaladores trabalharão durante o almoço. Meus designers atenderão ligações e mensagens de texto a qualquer hora para confirmar o que precisa acontecer no local de trabalho durante a instalação.

Reconhecer as Necessidades Individuais

Meus vendedores irão me ligar para informar quaisquer detalhes adicionais assim que puderem: “O trabalho está em um local que ainda está em construção, mas o cliente precisa dele com urgência. Eles providenciaram para que o equipamento seja armazenado em uma instalação próxima agora e concordaram que o entregarão quando o prédio estiver pronto. ” Até os clientes se engajam no espírito de equipe.

Quando a equipe está disposta a fazer hora extra, trabalhar durante o almoço e responder os textos em um piscar de olhos – isso faz a diferença entre fazer isso hoje e ter que atrasar dias ou semanas. Esta é a cultura engajada e responsiva que mantém um projeto dentro do prazo e do orçamento.

Essa colaboração, quando feita da maneira certa, parece uma equipe de estrelas. O jogo é o passe perfeito para chegar ao gol. Comunicar e transmitir uns aos outros é o fluxo. Vince Lombardi disse uma vez: “Compromisso individual com um esforço de grupoé isso que faz um trabalho em equipe, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar e uma civilização funcionar”.

O melhor da indústria audiovisual possui uma cultura de parceria e trabalho em equipe. Nós nos reunimos para fazer o que for preciso e sabemos que isso requer flexibilidade e muitas horas. Sabemos que somos os super-heróis que fazem o que precisa ser feito.

Quando o trabalho em equipe acontece, parece fácil. Mas isso não acontece automaticamente. Não deve ser dado como certo. Esses tipos de relacionamento e boa vontade devem ser mantidos e fomentados. A extraordinária cultura de trabalho em equipe não vem do nada. As pessoas não são máquinas e podem perder a visão.

Enquanto estou liderando minhas equipes, presto atenção em como as pessoas estão falando umas com as outras. Eu mantenho meu dedo no pulso da equipe para ver se eles estão ficando tensos e vou mudar as coisas se perceber que está ficando muito tenso. Parece contra-intuitivo quando o trabalho está nos pressionando, mas muitas vezes vou desacelerar as comunicações para ficar pessoal. Vou reservar um tempo para perguntar o que mais está acontecendo. Podem ser outros projetos nos quais minha equipe está trabalhando. Pode ser algo em sua vida doméstica. Quando paro e digo ao membro da equipe que o vejo como uma pessoa plena, dou-lhe espaço para respirar e pensar. Deixe um pouco de ar na situação e as coisas podem se esclarecer. O projeto precisa de cada membro da equipe e eu quero que cada um deles tenha o que precisa. Às vezes, o que eles precisam é de reconhecimento.

Aconselhamento Profissional

Recentemente, a Forbes publicou um artigo no envolvimento dos funcionários. Eu gostei dessas dicas:

  • “Sempre lembre as pessoas de sua missão e propósito.” Ou seja, temos um trabalho a cumprir e estamos todos juntos nisso.
  • “Faça um esforço extra para ajudar sua equipe, colegas, clientes ou qualquer pessoa que você possa apoiar e nutrir.” O cliente pode ser quem chama a atenção, mas vou passar muito mais tempo com minha equipe. Eles também importam. Os relacionamentos vão durar e pagar dividendos.
  • “Valorizar, reconhecer e recompensar aqueles que vão além.” Minha equipe vai além. Mas eles não precisam. Faço questão de expressar o quanto isso significa para nós e digo isso sempre que percebo. Eu digo isso muito. Faz parte da criação de uma cultura de valorização e deixará bem claro se alguém na equipe não mantiver nossa cultura responsiva.
  • “Traga um pouco de diversão para o local de trabalho. Os negócios são difíceis e um pouco de humor ajuda.” Mantê-lo leve vai aliviar o fardo de todos. Não é bobo. É uma estratégia. Use-o.

A boa vontade é um fator para o sucesso do projeto. Eu monitoro isso como meu orçamento e minha programação. É uma daquelas coisas fantásticas que é grátis, mas não tem preço. A atração magnética que mantém uma equipe em movimento – podemos cuidar uns dos outros para mantê-la. Também podemos quebrar essa coesão com um milhão de pequenos cortes. Isso é um assassino de negócios e uma tragédia. Quando se trata de AV, comunicação é o que somos e trabalho em equipe é o que fazemos. Minha empresa e minhas equipes precisam de mim para mantê-las assim.

Deixe uma resposta