Um gerente de projeto pode se tornar um coach ágil?

Naveen Kumar Singh

Antes de decidirmos se um gerente de projeto pode se tornar um coach ágil, entenda o que é um coach ágil e o gerenciamento de projetos?

Coach Ágil 

Um coach ágil é uma pessoa que ajuda a realizar sem problemas o processo de transformação das operações de uma empresa para ser adaptável às mudanças. Eles projetam e aprimoram métodos ágeis por meio de coaching, mentoria, ensino e facilitação. Eles são bem versados em práticas ágeis, vários frameworks como Scrum, SAFe e LeSS. Colaboração e coordenação de equipe também são algumas das características de um coach ágil.

Gerente de Projeto

Cada organização requer gerentes de projeto ou gerentes de produto que entreguem os produtos rapidamente de acordo com o mercado e as percepções do consumidor. Então agora, vamos entender o que um gerente de projeto faz?

A principal função de um gerente de projetos está preocupada em planejar, monitorar, controlar e executar, e encerrar com sucesso todos os projetos em execução na referida organização. Eles são os únicos responsáveis pelo projeto. Portanto, é um sucesso e também um fracasso. Desde o estágio de iniciação até o fechamento do projeto, eles lidam com tudo, incluindo recursos, custos, qualidade, comunicação, compras e gestão de riscos.

Para entender melhor a diferença entre gerentes de projeto e coaches ágeis, é preciso entender as funções e responsabilidades.

Funções de um Gerente de Projeto
Funções de um Coach Ágil

As funções de um coach ágil e de um gerente de projeto são bem separadas e suas funções e responsabilidades são diferentes. No entanto, um gerente de projeto ou gerente de produto procurando melhorar ou elevar sua carreira e se tornar um treinador ágil pode ser uma escolha perfeita.

A experiência em gerenciamento de projetos e as habilidades de liderança ajudam significativamente no papel de um coach ágil, junto com as habilidades de assessoria, comunicação e consultoria. Também oferece uma vantagem adicional. Um gerente de projeto que se torna um coach ágil estará contribuindo mais para a função, como pensamento crítico, planejamento e garantia de eficiência e eficácia. Um gerente de projeto é originalmente um tomador de decisões, um solucionador de problemas e um facilitador por natureza, o que é um bônus no papel de um coach ágil.

Benefícios de se tornar um coach ágil para um gerente de projeto

O significado de um coach é quem aconselha, orienta e guia sobre quem deve realizar o trabalho de maneira adequada. Ao se tornar um coach ágil, um gerente de projeto está adotando uma função de consultor para colocar as habilidades que aprendeu no passado em uso prático e comunicá-las a outras pessoas. Coaching tem tudo a ver com o desempenho e a melhoria da equipe, o que o gerente de projeto pode, de fato, garantir. A função de coaching ágil exige que você trabalhe em estreita colaboração com os gerentes de projeto. Consequentemente, os gerentes de projeto também estão bastante cientes de todas as funções e responsabilidades da função de coaching ágil e podem até conduzir a mesma função com mais precisão.

Pessoas que estão mais interessadas em ter experiência pessoal ou experiência prática de abordagens e princípios ágeis e que desejam mudar suas funções de gerente de projeto, de fato, recebem o papel de coach ágil.

Um gerente de projeto pode, sem dúvida, ser um coach ágil. Isso ocorre porque ele é uma combinação perfeita de uma função de gerenciamento e também de uma função de coaching. No entanto, ser um Coach Ágil depois de ser um gerente de projeto também traz alguns desafios, pois a função não é a mesma de antes.

Você não precisa mais se concentrar nos resultados. Em vez disso, você direciona o caminho do sucesso para a equipe ágil. Agora você terá um papel mais proeminente na equipe, onde se preocupa com a forma como eles trabalham, em vez de “o que” eles estão fazendo. Ser um coach Ágil é mais um líder do que um executor. Essa função também permite que você expresse livremente suas ideias sobre um produto ou projeto.

Esta postagem não tem como objetivo convencê-lo a assumir a função de coach ágil, mas ajudá-lo a entender quais são essas duas funções. Gerenciamento de projetos é um campo persistente, e muitos gerentes de projetos desfrutam de seu sucesso em uma função de gerenciamento de projetos. Se você está explorando o que é preciso para ser um coach ágil de sucesso, sinta-se à vontade para ler aqui o que é coaching ágil

Deixe uma resposta