Transformação Digital – e Implicações para Líderes de Projeto

Hoje vivemos em um primeiro mundo digital, mas gerenciar com sucesso a transformação digital é um desafio para os profissionais de projeto. Como a comunidade de gerenciamento de projetos pode se reinventar para gerar mudanças voltadas para os resultados?

5 de Novembro de 2020

O termo “transformação digital” é onipresente hoje, visto em todos os lugares, desde a capa de negócios até os palcos dos eventos TED.

Mas permanece surpreendentemente com pouca clareza ou consenso sobre o que exatamente o termo significa.

Anand Swaminathan, um parceiro sênior da McKinsey e autor de Digital@Scale: The Playbook You Need to Transform Your Company, falou sobre a transformação digital em Podcast Projectificado do PMI, que ele definiu como a utilização de novos conjuntos de recursos digitais que “mudam fundamentalmente a maneira como as organizações operarão no futuro para melhor servir seus clientes, gerenciar seus funcionários e buscar ter mais sucesso”.

O PMI tem a sorte de se beneficiar do conselho de um grupo de organizações de elite de todo o mundo que atende em nosso Conselho Executivo Global, representando uma ampla gama de indústrias e setores. Eles desempenham um papel inestimável de “detecção e resposta” para o PMI, ajudando-nos a identificar proativamente as tendências no mercado e como podemos continuar a fornecer valor para a comunidade global do PMI.

Reunimos as próximas práticas dessas organizações que ajudaram a informar nossa própria evolução para um ambiente “digital primeiro”, no qual os clientes cada vez mais esperam serviços “quando querem, como querem” – exigindo uma transformação rápida de nossas ofertas legadas.

O que as tendências indicam para os profissionais de projeto?

Os profissionais de projeto de hoje se encontram em uma posição desafiadora, mas invejável para crescimento e oportunidade; as organizações no tumulto da mudança estão ansiosas por talentos especializados em navegar pela complexidade e quebrar as jornadas de transformação de várias camadas em pedaços gerenciáveis. Mas os gerentes de projeto também devem estar preparados para assumir maior responsabilidade e prestação de contas. E eles devem dominar rapidamente três dimensões principais do processo de transformação: nova lógica de negócios, atração do cliente e novas tecnologias.

Em suma, não é mais suficiente para os gerentes de projeto dominarem os truques normais do comércio, como planejamento e programação. Em uma época em que a tecnologia automatizou muitos aspectos recorrentes e repetíveis do trabalho, os profissionais de projeto provavelmente passarão muito mais tempo nas áreas de trabalho em que os humanos ainda têm vantagem sobre as máquinas, como detectar e responder às necessidades dos clientes e membros da equipe em um ambiente distribuído e impulsionando a realização do valor do negócio.

Mudança de Navegação

Em uma época em que a mudança é uma constante, os profissionais de projetos serão cada vez mais chamados para ajudar suas organizações a navegar pela transformação. Um gerente de projeto em anos anteriores pode ter passado grande parte do dia gerenciando gráficos de Gantt ou coletando requisitos. É mais provável que futuros líderes de projeto gastem uma porcentagem maior de seu tempo em tarefas como:

  • Gerenciando as complexidades da mudança
  • Identificando e superando a resistência à mudança
  • Sentindo e ajudando a moldar o comportamento e design organizacional
  • Utilizando pensamento sistêmico, a fim de facilitar o contexto estratégico mais amplo do projeto

A necessidade de uma gama maior de conjuntos de habilidades e recursos direcionou o foco do PMI nos últimos anos para expandir suas ofertas para profissionais de projeto. Embora o PMI continue mais conhecido por sua certificação de padrão ouro Project Management Professional (PMP™), as necessidades de transformação digital em todas as indústrias e setores nos levaram a cultivar uma gama mais ampla de ofertas para atender aos profissionais de projeto de hoje – estabelecendo nossa liderança no domínio ágil com as recentes aquisições de Ágil Disciplinado e Flex, para explorar novos caminhos para permitir que profissionais não técnicos desenvolvam aplicativos por meio de Desenvolvimento Cidadão, para apoiar o pensamento de design e colaboração por meio da Solução de Problemas Malévolo.

Conclusões – Como impulsionar uma transformação digital de sucesso

O que aprendemos com nosso ponto de vista no PMI? Todos os esforços de mudança são desafiadores, mas os líderes de projeto e programa devem se tornar proficientes no manuseio de três componentes essenciais para conduzir uma transformação digital de sucesso.

Re-Imaginação: uma nova maneira de pensar nos negócios

A verdadeira transformação digital não é simplesmente uma questão de digitalizar produtos existentes; requer um novo modelo de negócios, novo foco no produto e novas formas de trabalhar.

Mudança Cultural

A parte mais desafiadora da transformação raramente é acertar com a tecnologia, mas sim construir o apoio e a adesão das pessoas. Líderes de transformação eficazes dominam a arte de lidar com a resistência à mudança de rotinas, mentalidades e formas de trabalhar estabelecidas e até acalentadas.

Funcionalidade Cruzada

A transformação digital não pode ser alcançada em silos; requer uma abordagem multifuncional que atravessa horizontalmente vários departamentos e funções. Processos de negócios inteiros podem precisar ser reprojetados horizontalmente para catalisar a colaboração entre equipes que podem nunca chegar perto umas das outras no organograma.

Como esses atributos impulsionaram os esforços de mudança em sua organização? E como você está reinventando seus produtos e serviços hoje para competir em um primeiro mundo digital?

Mais recursos em transformação digital:

Referências

Transformação Digital – e Implicações para Líderes de Projeto – PMI Distrito Federal (pmidf.org)

Digital Transformation – and Implications for Project Leaders – PMI Community

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