Desenvolvendo Habilidades de Vida Por Meio do Gerenciamento de Projetos Prático

Para adquirir certas habilidades para a vida, o melhor professor costuma ser a experiência prática. Por exemplo, uma pessoa pode passar horas assistindo ao YouTube para aprender diferentes técnicas de golfe; mas a única maneira real de balançar um driver com sucesso é pegar um taco e praticar. Da mesma maneira, pode-se passar horas lendo sobre as chaves para o cultivo de grandes tomates, mas nada se compara a cavar no jardim.

Da mesma forma, muitas das habilidades de vida necessárias para o gerenciamento de projetos são melhor ensinadas – e aprendidas – por meio de uma abordagem experiencial. E quanto mais cedo essas habilidades forem adquiridas, mais cedo os jovens estarão posicionados para o sucesso na vida cotidiana, bem como em uma carreira futura.

Incorporar essas habilidades para a vida, que também são conceitos essenciais de gerenciamento de projetos, nos currículos dos alunos ajuda a preparar os jovens para o sucesso em um mundo cada vez mais competitivo. A seguir estão quatro habilidades de gerenciamento de projetos que, uma vez aprendidas, ajudam a desbloquear o potencial dos jovens para se tornarem adultos confiantes e bem-sucedidos.

  1. Colaboração – Trabalhar junto com outras pessoas para produzir ou criar algo
    Grandes administradores também são ótimos colaboradores. Resumindo, a colaboração entre os membros da equipe e em toda a organização gera mais ideias e gera inovação. Quando os jovens aprendem a colaborar na sala de aula, eles acabam sendo capazes de transferir essa habilidade para uma variedade de outros ambientes – no campo, no local de trabalho e nos círculos de amigos e familiares. Quando incorporado à educação de jovens, ensinar os alunos a aplicar o gerenciamento de projetos por meio de um exemplo de projeto bem organizado e adequado à idade os ajuda a desenvolver, refinar e se destacar nessa habilidade. Em última análise, eles estão mais bem preparados para colaborar em seu dia a dia e, posteriormente, na força de trabalho.
  2. Pensamento Crítico – O objetivo da análise e avaliação de uma questão para formar um julgamento
    Uma grande lição para os jovens aprenderem: “Não há status no status quo”. Em outras palavras, questionar os processos, projetos e práticas atuais é um passo essencial para torná-los melhores. Ser capaz de pensar criticamente incentiva a criatividade e ajuda os jovens a aprenderem a descobrir novas maneiras de responder às perguntas e encontrar soluções alternativas para os problemas. Uma habilidade inerente ao gerenciamento de projetos bem-sucedido, o pensamento crítico permite que os jovens aproveitem a capacidade de analisar, interpretar, apresentar e avaliar dados importantes. Desde determinar onde ir com os amigos no próximo fim de semana até contribuir com os objetivos da empresa no futuro, dominar essa habilidade ajuda os jovens a estruturar uma vida de sucesso.
  3. Criatividade – Usando a imaginação para visualizar possibilidades futuras
    Para melhorar processos, resolver problemas e encontrar melhores maneiras de concluir tarefas, a criatividade é fundamental. E promover um ambiente que incentive a criatividade não apenas ajuda os jovens a se desenvolverem mental e socialmente, mas os ajuda a pensar sobre seu futuro e como podem executar seus projetos e ideias. Seja identificando um projeto, escrevendo a declaração de escopo ou criando a estrutura de trabalho, os jovens estão usando sua imaginação para dar vida a projetos – ao mesmo tempo em que constroem confiança em sua capacidade de fornecer contribuições criativas e valiosas para o projeto ao longo do caminho.
  4. Comunicação – Transmitir ou trocar informações de maneira clara
    A globalização de projetos em um mundo altamente digital tem colocado cada vez mais influência sobre a importância da comunicação eficaz em casa, na escola, no trabalho e na comunidade local. A disponibilidade de tecnologias de comunicação, como e-mail, audioconferência, mídia social, reuniões baseadas na web e videoconferência, tornou as equipes virtuais uma opção popular, tanto na escola quanto no trabalho. Os desafios apresentados são principalmente no domínio da comunicação, incluindo um possível sentimento de isolamento, lacunas na partilha de conhecimentos e experiências entre os membros da equipe, dificuldades no acompanhamento do progresso e produtividade, possível diferença de fuso horário e diferenças culturais. Os jovens podem praticar e melhorar efetivamente as habilidades de comunicação participando de uma equipe de projeto, ao mesmo tempo em que fortalecem seus relacionamentos com seus colegas, colegas de classe, professores e pais, e se preparam para o sucesso mais tarde na vida.

Quanto mais cedo os jovens aprenderem habilidades importantes como essas, maior será a possibilidade de sucesso em um mundo de negócios acelerado e em constante mudança.

Este pequeno vídeo, intituladoPMIEF: Inspirando Jovens por meio do Gerenciamento de Projetosoferece um vislumbre de como o ensino dessas habilidades essenciais é uma plataforma de lançamento para o sucesso futuro. E para mais maneiras de usar o gerenciamento de projetos para o bem social, visite o PMI Educational Foundation.

Artigo exclusivo digital desenvolvido para o Project Management Institute, Inc. pelo redator de conteúdo da equipe Deryn Zakielarz.

Referências

Desenvolvendo Habilidades de Vida Por Meio do Gerenciamento de Projetos Prático – PMI Distrito Federal (pmidf.org)

Building Life Skills Through Hands-On Project Management | PMI

Deixe uma resposta